Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental , outra etapa importante do aprendizado, tem como pilares de seu processo educacional o desenvolvimento de uma visão integrada de mundo e uma aprendizagem significativa. É válido, portanto, como objetivo educacional transmitir uma visão integrada de toda a realidade. Além disso, por meio de atividades diferenciadas, projetos diversos e uso de novas tecnologias, pretende-se direcionar e conduzir o aluno ao letramento, levando-o a utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento sociocultural e estabelecer condições para que relacione os conteúdos aprendidos com a própria realidade, tornando assim a aprendizagem significativa. Com base no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, na responsabilidade, na formação de valores e de uma consciência crítica.

A metodologia sociointeracionista acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera, o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula, não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.

Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.

No Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, a leitura e a escrita são ensinadas como veículos de comunicação com o corpo e com o mundo, preparando assim, sujeitos autônomos, seguros, capazes de internalizar valores de vida e de liberdade de expressão. Nesse sentido, o trabalho pedagógico realizado assegura o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento, reconhecendo na infância o poder da imaginação, da fantasia, da brincadeira entendida como experiência cultural.

No dia a dia escolar, professores, pais e os demais envolvidos interagem no processo pedagógico contribuindo significativamente na formação dos educandos, buscando educar para a ética, a solidariedade, a dedicação, a responsabilidade e a afetividade.